Lixo Ambiente

No mundo contemporâneo as pessoas produzem toneladas de Lixo diariamente, é o lixo doméstico produzido por nós diariamente em nossas tarefas cotidianas, no trabalho, em casa, ao preparar as refeições, ao ir ao mercado, ao ir ao banheiro, parece que estamos sempre a produzir mais e mais lixo, e esse lixo muitas vezes é jogado sem qualquer tratamento no meio ambiente, causando um grande impacto ambiental.

Os governos do mundo inteiro têm se reunido para discutir e buscar soluções em conjunto para os problemas ambientais que afligem o planeta e entre eles o efeito do lixo sobre o ambiente é um dos assuntos mais discutidos, suas causas e seus efeitos.  A sociedade civil também tem se organizado na busca de soluções e alternativas para minimizar esses problemas e muito já se evoluiu na ultima década, e hoje já existe uma consciência coletiva da nossa co-responsabilidade com a produção de lixo e o ambiente em que vivemos. Atividade Educação Ambiental são desenvolvidos juntos às comunidades, especialmente junto as escolas, buscando formar uma consciência de responsabilidade, onde a lei dos 3 Rs é utilizada de forma prática, para o entendimento dos conceitos de Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. Esses três conceitos são fundamentais para diminuir os impactos do lixo no ambiente, e juntamente com saneamento são atividades que além de preservar a natureza e o meio ambiente protegem a saúde dos seres humanos.

O Curso de Gestão Ambiental e as atividades de Educação Ambiental trabalham com esses conceitos – Reduzir o lixo: conscientizar a população para optar por exemplo, por materiais recicláveis ou retornáveis  ao invés de descartáveis, o uso de sacolas próprias para ir as compras ao invés de sacolas descartáveis, etc. Reaproveitar o lixo: consiste na reutilização de materiais como potes de vidro, plástico, lata e papel. Reciclar o lixo que é o processo de transformar coisas velhas e quebradas (sucata) em coisas novas e úteis.  A prática da Lei dos 3 Rs, juntamente com a coleta seletiva do lixo são capazes de transformar e minimizar os problemas causados pela produção imensurável de lixo em nosso planeta, separar lixo orgânico de lixo reciclável também é muito importante. Lixo orgânico é aquele que retorna a Natureza, portanto não faz mal ou não afeta o ambiente, são os restos de alimentos, madeira, etc.

Com a redução do volume de lixo e o reaproveitamento por spí só o volume de lixo diminui e a reciclagem do que pode ser aproveitado poupa energia e recursos naturais, retornando ao ciclo produtivo algo antes considerado “lixo”.  Como exemplos podem falar do vidro que é 100% reciclável, sendo incorporado como matéria prima na fabricação de novos produtos. Porém para produzir  1 Kg de vidro, são necessários 1,4 Kg de areia, calcário, barrilha e feldspato, além da energia elétrica, água e mão-de-obra. Já na reciclagem, substitui-se a areia, barrilha e minerais por vidro. Economiza-se energia, devido à baixa temperatura na fundição do caco de vidro, diminui-se a poluição e faz-se a Conservação da Natureza e do solo.

Esse é um pequeno exemplo da importância da reciclagem e de evitar jogar Lixo No Ambiente, pois esse mesmo 1kg de vidro jogado ao meio ambiente levaria milhares de anos para se decompor. No mundo contemporâneo, reciclar é uma questão de sobrevivência, faz-se necessária a Preservação da Natureza.

Gostou do artigo sobre Lixo Ambiente? Veja mais sobre MeioAmbiente aqui!